terça-feira, 2 de agosto de 2011

A máquina de caçar pombas.

Até pouco tempo conhecia duas formas de caçar pombas.

Na primeira você fazia uma 'casinha' para esconder-se e a alguns metros samarrava uma 'chama' viva ou colocava um destas de plástico, esperava as outras pousarem.

A segunda você achava um 'carreador' ou um caminho por onde as pombas passam, se camuflava bem no chão e com uma cartucheira ia derrubando o máximo que conseguisse.

Há uns dois anos, um amigo meu que foi caçar no Paraguai veio contando sobre uma máquina de caçar pomba, não entendi muito bem como funcionava, até que ele montou um protótipo em casa.

É uma base onde é encaixado um motorzinho à bateria (para os DIY o mais comum é um motor de limpador de pára-brisas) de onde parte um mastro de aproximadamente 1,5 m e no topo deste mastro um 'suporte' perpendicular, onde são encaixados duas pombas mortas ou de plático.

Ao ligar o motor o mastro começa a girar e as outras pombas que estão passando ficam curiosas e vêm ver o que está acontecendo, antes de elas pousarem o caçador atira...

Basicamente é uma evolução do primeiro método, porém, a máquina 'chama' mais pombas, o que pode tornar a caçada mais divertida, dizem ser comum doubles.

Achei a foto de alguns modelos industrializados:



Pode ser uma boa opção de caçada, vez que em qualquer lugar do mundo há pombas, e normalmente elas fogem ao controle e são muito abundantes!

Um abraço!

Um comentário: